segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hermafroditismo

O que é o hermafroditismo? As raízes da palavra “hermafrodita” advêm da mitologia grega: o deus grego Hermafrodito, cujo nome deriva do nome dos seus pai, Hermes e Afrodite (os deuses representantes da masculinidade e da feminilidade, respectivamente), é uma fusão dos dois géneros, não apresentando nenhum sexo definido.
Deus Hermafrodito

Assim, um hermafrodita é um ser que apresenta órgãos sexuais dos dois sexos. Na natureza, é possível observar vários casos de hermafroditismo, como estratégia de reprodução: hermafroditismo suficiente e hermafroditismo insuficiente. No hermafroditismo suficiente, a fecundação ocorre entre gâmetas do mesmo indivíduo (por exemplo: ténia). No hermafroditismo insuficiente, ocorre fecundação cruzada, ou seja, troca de espermatozóides entre dois indivíduos, apesar de cada um possuir os dois sexos (por exemplo: minhoca e caracol).
Tomemos agora o caso do ser humano… O ser humano não é um ser naturalmente hermafrodita. Então porque é que 1 em cada 25.000 nascimentos se tratam de seres humanos hermafroditas? Devido a erros genéticos ou interferências externas (por exemplo: consumo de certos medicamentos), ocorrem anomalias no desenvolvimento embrionário ou fetal que podem levar ao hermafroditismo.
Existem 3 tipos de hermafroditismo: hermafroditismo verdadeiro, o pseudo-hermafroditismo masculino e o pseudo-hermafroditismo masculino. No hermafroditismo verdadeiro, a criança nasce com órgãos sexuais femininos e masculinos internos e externos bem formados. A presença de espermatozóides é rara, no entanto, a presença de menstruação ocorre em metade dos casos. No pseudo-hermafroditismo masculino os cromossomas sexuais são masculinos (XY) mas os órgãos sexuais externos não estão completamente desenvolvidos. No pseudo-hermafroditismo feminino, os cromossomas sexuais são femininos (XX), no entanto, o clítoris desenvolve-se de tal forma a adquirir uma fisionomia semelhante à do pénis.

Para uma melhor compreensão do hermafroditismo e análise de um exemplo conhecido por todos nós (uma campeã de atletismo hermafrodita) aconselhamos o seguinte site:

Sem comentários:

Enviar um comentário