segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Trissomia 21

A Trissomia 21 é uma anomalia relativamente comum na sociedade, tendo uma incidência de 1 para 800 indivídeuos.
Foi identificada, pela primeira vez, na Grã-Bretanha, no séc. XIX, pelo médico inglês John Landgdon Down. Posteriormente, na segunda metade do século XX, J. Lejeune descobriu que resultava da presença de um cromossoma 21 supra-numerário (três cromossomas, em vez dos dois habituais). O ser humano normal possui 46 cromossomas, mas os trissómicos possuui um cromossoma a mais, possuindo um total de 47 cromossomas.
As pessoas com trissomia 21, na quase totalidade dos casos, possuem défice cognitivo, com diferentes dimensões. Geralmente apresenta-se do modo ligeiro a moderado.


A Síndrome de Down também é verificada no fenótipo do indíviduo, possuindo várias características peculiares:olhos amendoados, uma prega palmar transversal única, conhecida por prega simiesca, dedos curtos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protrusa devido à pequena cavidade oral, pescoço curto, pontos brancos nas íris conhecidos como manchas de Brushfield, uma flexibilidade excessiva nas articulações, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.


“Para as mães com idade superior a 35 anos, a probabilidade de se ter um filho com esta deficiência é significativamente mais elevada”, afirma Miguel Palha.
O diagnóstico desta doença é realizado durante a gravidez da mulher, e é detectado durante o acompanhamento pré-natal, através de uma análise de sangue, de uma amostra do líquido amniótico pela extracção de células da placenta, dependendo da idade do bebé.

No entanto, os indivíduos com Síndrome de Dawn conseguem ter uma vida relativamente normal e devemos lutar pela igualdade e combater qualquer preconceito.

9 comentários:

  1. Ola... Gosto muito do vosso blog porque tem um nome simpatico e as cores sao apelativas. So ha uma coisa que nao gosto muito e é a estrutura do blog. Esperamos que levem este comentario como uma critica positiva e melhorem o vosso blog
    BioRIN

    ResponderEliminar
  2. Heyy caros colegas... Queriamos dar-vos os parabéns por este blogue. Está bastante apelativo e muito completo a nível de informação. Kisses
    As investigadoras :)

    ResponderEliminar
  3. Desde já muito obrigado pelo comentário e, certamente, que o consideremos como uma crítica construtiva. Devido ao facto de considerarmos a nossa estrutura funcional e apelativa não a alteraremos, no entanto, qualquer opinião é válida e importante.
    Votos de Feliz Natal
    Helena Portugal
    Beatriz Marques
    António Silva

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, investigadoras! Ficamos satisfeitos por agradar em termos de conteúdo e apresentação.
    Votos de Faliz Natal
    Helena Portugal
    Beatriz Marques
    António Silva

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Os capitães são da opinião que este blog oferece contéudo claro e bem estrutrado. Para além disso, é bastante apelativo e o número de visitas falam por si!!!

    Cumprimentos,
    Os Capitães

    ResponderEliminar
  6. Bons dias,
    Achamos que o vosso blogue é original e contêm informação relevante sobre a disciplina de Biologia. Isto comprova-se pelo número de visualizações do blogue.
    Bom trabalho,
    Afonso mota
    Frederico Stock
    João Tomé

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Gostámos muito deste post. Está bem estruturado, tornando-se assim de fácil compreensão. Continuem com o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia caros colegas,
    Queremos deixar-vos este comentário e dizer-vos que gostámos imenso da apresentação do vosso blogue e dos conteúdos nele inseridos.
    Obrigada pelo vosso comentário e visita e por nos fornecerem informações interessantes.
    Beijinhos das girafas*

    ResponderEliminar