Neste período realizámos uma apresentação sobre os métodos contraceptivos naturais. Este trabalho permitiu-nos compreender melhor como o ser humano pode controlar a concepção ou não de descendentes por ele mesmo, conhecendo apenas a natureza do corpo humano.
São abordados os métodos do muco cervical, da temperatura basal, do calendário, do coito interrompido, e o método sintotérmico.
Ao analisar as vantagens e desvantagens, concluímos que estes métodos, apesar de economicamente favoráveis e de não apresentarem efeitos secundários, não são eficazes, além de não prevenirem contra DST’s e restringirem a vida do casal. Por outro lado, a maior parte da aplicação dos métodos consiste no conhecimento do sistema reprodutor feminino, o que pode ser útil se, numa altura posterior, o casal quiser conceber uma gravidez.
Durante este trabalho, foi necessário realizar alguma pesquisa e consultar vídeos para os conseguirmos relacionar com os temas abordados em aula.
Seguidamente apresentamos o powerpoint da apresentação juntamente com um vídeo que demonstra as características do muco cervical (que é necessário compreender para a utilização do método correspondente).